Quarta-feira, 4 de Abril de 2007

A Importância da organização do Espaço no Jardim de Infância

Ou não fosse eu educadora para falar nestas coisas. Perdoem-me aqueles que estão fartos de nos ouvir falar das nossas crianças, dos nossos meninos, mas parece-me importante dar um cheirinho da forma com se organiza o espaço no Jardim de Infância e o que ele proporciona para o desenvolvimento das crianças. Apesar de a rede pública já existir há 30 anos, ainda há desconhecimento por parte da maioria da população continundo-se a pensar que o Jardim de Infância é um local de guarda, onde as crianças brincam felizes e há lá umas educadoras que têm muito jeitinho para fazer coisas bonitas. Esquecem-se que essas educadoras tiveram de tirar um curso, que até é superior, e por isso deve haver mais alguma coisa por detrás do que elas ou eles (também há educadores homens felizmente) fazem quando parece que estão a brincar com os meninos. Também se esquecem que é na primeira infância que as crianças mais aprendem e estão mais receptivas, que a sua personalidade se forma, que adquirem valores para o resto da vida.  Conhecem o escritor Robert Fulghum? Escreveu um livro com o título "Tudo o que eu devia saber na vida aprendi no Jardim de Infância" publicado em Março de 1992 pelo Círculo de Leitores. este livro mostra bem a importância que o jardim de infância tem para as crianças.

Se forem à vossa memória, a longo prazo, certamente se vão lembrar de muitas coisas da infância que vos marcaram e vos fizeram crescer e ser as pessoas que hoje são enquanto que aquilo que é mais recente, embora possa contribuir para o nosso enrequecimento, não é o que valorizamos mais.

 

 

A Importância da organização do Espaço no Jardim de Infância

 

Área" é um termo habitual na educação pré-escolar para designar formas de pensar e organizar a intervenção do educador e as experiências proporcionadas às crianças.
As áreas de conteúdo supõem a realização de actividades, dado que a criança aprende a partir da exploração do mundo que a rodeia. Se a criança aprende a partir de acção, as áreas de conteúdo são mais do que áreas de actividades pois implicam que a acção seja de descobrir relações consigo própria, com os outros e com os objectos, o que significa pensar e compreender.  

 

A organização  do espaço, no jardim-de-infância, reflecte as intenções educativas do educador pelo que  os contextos devem ser adequados para promover aprendizagens significativas,  alegria, o gosto de estar no jardim e que potenciam o desenvolvimento integrado das crianças que neles vão passar grande parte do seu tempo.

As áreas ou os espaços criados na sala do Jardim de Infância não são estanques. Pode-se e deve-se criar novas áreas indo ao encontro do interesse do grupo de crianças, mediante os projectos que se estiverem a desenvolver. As mudanças são feitas com o grupo. Desta forma familiarizam-se com o espaço e participam no processo de organização.

 

“O conhecimento não provem, nem dos objectos, nem da criança, mas sim das interacções entre a criança e os objectos”. - Jean Piaget

 

Área do Acolhimento

 

É um local de reunião, onde todos se sentam em roda para partilhar vivências, contar histórias, cantar, realizar alguns jogos, sendo este também o local onde programamos todo o trabalho que pretendemos realizar ao longo do dia, planifica-se com o grupo, preenchem-se os quadros de gestão do grupo, fazem-se avaliações através de registos gráficos e outros.... Não é um espaço exclusivo do acolhimento, visto ser também um espaço que as crianças utilizam nas actividades de trabalho autónomo.

                                         

                                     (fotografia tirada da NET para exemplificar)

Área do Jogo Simbólico

 

Esta área inclui a “casinha das bonecas”, a “arca das trapalhadas e os fantoches. As crianças podem fazer dramatizações, fantoches, teatro se sombras, histórias, brincadeiras de imitação dos modelos familiares…

  

 

http://www.otocas.com/assets/construc.jpg          Casinha das bonecas

(fotografias tiradas da NET para exemplificar)

      

             

Área da Biblioteca

 

Nesta área a criança manuseia livros, inventa histórias, “lê” histórias, conta histórias, manuseia ficheiros de imagens, enciclopédias, revistas, fotografias...

 

               

 

Área da Expressão Plástica 

 

Nesta área a criança experimenta vários materiais e suportes, realiza artefactos com materiais reutilizáveis, realiza colagens, pinturas, desenhos com variadas técnicas, manuseia tesouras, agulhas, colas, experimenta e treina noções de espaço relativos ao suporte que nele se inscreve.

 

(fotografias tiradas da NET para exemplificar)

    

Área dos jogos e construções

 

Nesta área a criança experimenta construções a três dimensões; Faz actividades de iniciação à matemática que implicam comparações e seriações, sequências, alternâncias, tamanhos, peso, forma, cor; Experimenta materiais que promovem noções de lateralidade; Faz actividades de experimentação de noções espaciais como: puzzles, construções, pistas de carros

 

 

         Garagem      

   

Área da escrita

 

Nesta área a criança tem contacto com o código escrito de uma forma informal. Brinca com letras, copia-as, faz tentativas de escrita, imita a escrita e a leitura, familiariza-se com o código escrito, percebe que há uma forma de comunicar diferente da linguagem oral, percebe as funções da escrita

Não se trata de uma introdução formal e “clássica” à leitura e escrita, mas de facilitar a emergência da linguagem escrita.

                                       

Área da matemática

 

Esta área está interligada especialmente com a área dos jogos onde a criança, podendo ser criada separada em função dos interesses do grupo.

 

Área das novas tecnologias

 

                         

 

Nesta área a criança usa o computador para jogar jogos didácticos com diversos temas para o seu desenvolvimento. O código informático pode ser utilizado em expressão plástica e expressão musical, na abordagem ao código escrito e na matemática.

Recreio exterior

 

                                     

                               

Nesta área a criança brinca livremente; Faz actividades de motricidade; Faz exploração do espaço; Interage com outros

 

E assim actividades lúdicas e actividades expressivas se entretecem e entrelaçam para um pleno desenvolvimento da personalidade infantil”.

(M.E.; Perspectivas de Educação em Jardins de Infância; s/d, p. 20.) 

 

 

publicado por jezabelcoutinho às 17:26
link do post | comentar | favorito
|
9 comentários:
De lucialemos a 12 de Abril de 2007 às 19:09
Gostei da primeira parte. Concordo com a parte que fala nas nossas recordações de infância e de como essa época é a mais importante na vida de uma pessoa. Quando estou mais triste ou mais depressiva com a vida e tenho dificuldade em adormecer, costumo fazer o seguinte exercício : recordar a minha infância: amigas, irmãs, pai, a mãe e as minhas brincadeiras. Como era feliz nessa altura! Nada me ralava, nem os "castigos". No entanto, as "injustiças" que por vezes fui alvo nunca as esqueci, servem-me muitas vezes de reflexão e esforço para tentar não fazer o mesmo com os pequeninos


De jezabelcoutinho a 28 de Abril de 2007 às 22:38
És muito preguiçosa!!!!!!!!!! Só lês as coisas pela metade.....


De helenacarvalho a 12 de Abril de 2007 às 19:25
Porque é que nós estamos em tão grande sintonia ?Será porque estamos quase a fazer as bodas de prata?Afinal já trbalhamos há quantos anos?...


De aguiarpena a 16 de Abril de 2007 às 21:44
Mágnifico, estamos a trabalhar muito bem.


De patricia a 23 de Novembro de 2007 às 14:59
concordo escrevam mais sobre estes assuntos


De Pati a 14 de Fevereiro de 2008 às 11:48
bem gosto desta postagem, principalmente porque sou finalista em licenciatura de educação de infancia e o tema da minha tese é "como organizar o espaço da sala de actividades em contexto pre-escolar" e neste moment estou cm dificuldd em encontrar bibliografia sobre o mesmo...


De sofia paço a 6 de Abril de 2008 às 19:41
... se puder contribuir ....
achei interessantge o seu blog.
é pena nem que todos as educadores estejam nesta profissão de corpo e alma.

http://jogosdidacticos.blogspot.com/

kiss
s


De Júlia a 2 de Abril de 2009 às 18:53
Amei o seu blog!! Estou para me formar em Letras Literatura e minha monografia tem tudo a ver com seu blog, pois fala da literatura no universo infantil. Vou guardar muitas coisas interessantes que vi por aqui..parabéns pelas postagens .
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Amei o seu blog!! Estou para me formar em Letras Literatura e minha monografia tem tudo a ver com seu blog, pois fala da literatura no universo infantil. Vou guardar muitas coisas interessantes que vi por aqui..parabéns pelas postagens . <BR class=incorrect name="incorrect" <a>bjs</A> ...


De Marilia Das Dores Nogueira Neiva a 20 de Julho de 2010 às 18:45
Eu adorei o seu blog. Pois estou fazendo minha monografia onde devo ecrever sobre a organização do espaço e tempo na educação infantil. E acho que as suas informações serão muito valiosas. Se tiver alguma referencia sobre este assunto, gostaria que me respondesse. Obrigada e beijos!
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Eu adorei o seu blog. Pois estou fazendo minha monografia onde devo ecrever sobre a organização do espaço e tempo na educação infantil. E acho que as suas informações serão muito valiosas. Se tiver alguma referencia sobre este assunto, gostaria que me respondesse. Obrigada e beijos! <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Marilia</A> Neiva


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


.posts recentes

. As áreas de conteúdo no J...

. A Importância da organiza...

.arquivos

. Abril 2007

blogs SAPO

.subscrever feeds